Notícias | 26 junho, 2026
Petrobras dá duas semanas para SBM dizer onde vai construir SEAP
A petrolífera vem questionando a fornecedora sobre onde acontecerão as obras dos dois FPSOs do projeto Sergipe Águas Profundas
Por Fernanda Nunes
A Petrobras deu duas semanas para a SBM se posicionar sobre onde vai construir os dois FPSOs que vão ser instalados em Sergipe, como parte do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). A empresa quer saber o estaleiro onde será feita a obra e quais fases serão realizadas no Brasil.
Esses questionamentos já tinham sido feitos à SBM na semana passada, em reunião. Mas a Petrobras não obteve resposta. Desta vez, a petrolífera estipulou um prazo para a fornecedora se posicionar.
O contrato entre Petrobras e SBM foi assinado no fim de maio. A empresa responderá pela construção, manutenção e operação por seis anos e meio de SEAP I e II.
As duas unidades têm capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 22 milhões de m3 por dia de gás natural. Deste total, 18 milhões de m3 por dia serão transportados até a costa via gasoduto.
Os FPSOs foram contratados pelo modelo de BOT (Build, Operate, Transfer), em que a contratante assume o ativo após poucos anos de operação pela contratada.
FONTE: BRASIL ENERGIA