Notícias | 25 abril, 2025
Petrobras lança edital para serviços em FPSOs de Búzios

Pacote inclui engenharia, suprimentos e implementação de uma série de projetos em 4 plataformas do campo. Abertura das propostas está prevista para o próximo dia 14 de maio
A Petrobras lançou, nesta terça-feira (22), um edital para contratação de serviços de engenharia, construção, montagem e desmontagem, integração, comissionamento, suporte à pré-operação e partida, operação assistida e pintura de quatro plataformas do campo de Búzios. O pacote abrange o fornecimento de materiais para adequação do topside das unidades de produção offshore. A comissão de licitação informou que a abertura das propostas está prevista para o próximo dia 14 de maio.
Os serviços serão contratados para as unidades P-74, P-75, P-76 e P-77. Para as duas primeiras, está previsto o projeto para aumento da injeção de água (RWI). O edital prevê ainda o By-pass (P-74, P-75 & P-76), além do projeto para novo encaminhamento do condensado do VRU (P-74, P-75, P-76 e P-77). O procedimento de contratação, de abrangência nacional, será por modo de disputa fechado, com menor preço total como critério de julgamento.
O fornecedor deverá evidenciar, ao menos, um serviço, executado para cliente do setor de petróleo e gás, em unidades estacionárias de produção (UEPs), englobando atividades relacionadas à gestão ou elaboração dos projetos de detalhamento para atividades de construção e montagem; serviços de construção; e montagem onshore e offshore.
No caso dos serviços offshore, a montagem de, pelo menos, 1.000 metros de tubo de andaimes e 1.000 metros de prancha de andaime, além do lançamento de, ao menos, 500 metros de cabos elétricos e instrumentação, bem como da instalação de 20 toneladas de tubulação processada e de 20 toneladas de estrutura metálica processada.
Também será exigida comprovação de realização de serviço de apoio ao comissionamento, pré-operação e partida de sistemas de processos ou utilidades. As atividades listadas poderão ser comprovadas de forma cumulativa, com base em contratos/clientes distintos. De acordo com o edital, todos os serviços evidenciados devem ter sido concluídos a partir de 1º de janeiro de 2019. O prazo de vigência do contrato é de 1.700 dias, contados da data de sua celebração. A execução receberá prazo de 1.640 dias contados a partir da data informada na autorização de serviços.
Fonte: Revista Portos e Navios