Notícias | 6 fevereiro, 2025
Petrobras fará licitação para SDSVs e serviços especializados
Operadora prevê afretamento de embarcações de mergulho raso. Propostas serão abertas no final de fevereiro
A Petrobras publicou, nesta terça-feira (4), quatro avisos de licitação para o afretamento de embarcações de apoio marítimo do tipo SDSVs (mergulho raso). De acordo com a comissão do certame, as propostas desses processos serão abertas no próximo dia 26 de fevereiro e preveem unidades de bandeira brasileira e de bandeira estrangeira, dependendo do lote. A empresa não detalhou a quantidade de embarcações demandadas nem o cronograma de operação.
Um dos processos (lotes A e B1) prevê o afretamento SDSV Hidrojato e serviços especializados, de bandeira brasileira. Outro processo prevê o afretamento de SDSV e SDSV com sistema de carga e serviços especializados (lotes B2 e B3), também de bandeira brasileira. Outros dois avisos tratam do afretamento de embarcações de bandeira estrangeira, sendo um para SDSV e serviços especializados (lote B3) e outro para SDSV com sistema de carga e sistemas especializados (lote B2).
Os SDSVs (Shallow Diving Support Vessels) são embarcações especializadas em conferir o suporte e apoio às atividades de mergulho raso para inspeção e manutenção de sistemas submarinos até lâmina d’água de 50 metros, conforme nomenclatura da Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima e da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Syndarma/Abeam).
O relatório mais recente Syndarma/Abeam, com dados de dezembro do ano passado, contabilizou um total de nove embarcações SDSV na frota que opera em águas jurisdicionais brasileiras (AJB). De acordo com a publicação, esse contigente é formado por embarcações operadas pelas empresas: Oceânica (4), Belov Engenharia (3) e Sistac (2).
Fonte: Revista Portos e Navios