Notícias | 15 agosto, 2025

Petrobras estuda nova plataforma para Tupi

A empresa avalia instalar nova unidade produtiva para revitalizar o campo, no pré-sal da Bacia de Santos, que hoje é o seu maior produtor. Além disso, foi iniciado um programa de ganho de eficiência na área

Por Fernanda Nunes

A Petrobras avalia a contratação de mais uma plataforma para revitalizar o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, que também receberá investimento num segundo programa, o Tupi Mais Valor. Nesse caso, a ideia é ampliar a eficiência, não será necessário instalar nova unidade produtiva.

“Além da produção crescer por conta da entrada de novo FPSO, a gente está fazendo um trabalho muito grande para produzir mais nos nossos ativos. Tupi, que é o nosso grande produtor, está sendo tratado de forma muito especial”, afirmou a diretora de Exploração e Produção da empresa, Sylvia Anjos, em coletiva de imprensa.

A empresa está desenvolvendo o programa de Tupi Mais Valor com mais de 200 pessoas envolvidas, inclusive parceiros, para buscar aumentar a produção e melhorar a injeção de água.

“A Petrobras está adensando a malha, com vários poços. Estamos fazendo a extensão da vida útil dos FPSOs e fazendo campanha sísmica 4D. Mas ainda estamos numa fase inicial de estudo. O mesmo vale para Sapinhoá. O plano é revitalizar Sapinhoá. Tirar o máximo possível e aí sim avaliar a vida produtiva dos ativos, se for economicamente viável”, acrescentou Anjos.

Segundo ela, a empresa pretende ter uma curva de produção ascendente, que não seja meramente um platô. “Isso serve para Tupi, serve para Mero e para Búzios”, disse.

Fonte: Brasil Energia