Notícias | 18 julho, 2025
Petrobras chama mercado para reparar oito plataformas de Santos

A empresa está com licitação aberta para contratar o serviço de manutenção e o fornecimento de peças para os FPSOs replicantes e outras duas unidades
A Petrobras vai restaurar oito plataformas da Bacia de Santos, a maior parte delas instalada atualmente no pré-sal. Uma licitação foi aberta para convocar o mercado para realizar obras de manutenção e fornecimento de partes e peças para as unidades. O prazo de entrega de propostas é o dia 25 deste mês.
As obras envolvem as plataformas P-66 (Tupi), P-67 (Tupi), P-68 (Berbigão e Sururu), P-69 (Tupi), P-70 (Atapu), P-71 (Itapu), PMXL (Mexilhão) e PMLZ (Merluza). As seis primeiras são conhecidas como os FPSOs replicantes, porque compartilham o mesmo projeto de engenharia.
Excepcionalmente, a Petrobras vai poder pedir à empresa vencedora da concorrência o atendimento de demandas de manutenção e reparo offshore em qualquer outra plataforma instalada na região Sudeste do país, como está previsto no edital.
O prazo de vigência do contrato é de 1.550 dias, contados a partir da assinatura. Já o de execução é de 1.460 dias. Há a possibilidade de prorrogação por até 275 dias, por meio de aditivo.
A concorrência é dividida em dois lotes. O primeiro é para as plataformas P-66, P-67 e P-69. O segundo lote é direcionado às demais – P-70, P-71, PMXL e PMLZ. O vencedor será a empresa que apresentar a melhor combinação de preços.
Fonte: Brasil Energia