Notícias | 5 setembro, 2025
Governo do Amapá realiza curso de capacitação para O&G

O segundo módulo do curso “Qualifica Amapá – Óleo e Gás”, que visa instruir a população para novas atribuições em setores com carência de trabalhadores, foi realizado durante a 54ª Expofeira do Amapá
Por Ana Luisa Egues
O projeto “Qualifica Amapá”, da vice-governadoria do estado, realizou, na quarta-feira (3), o segundo módulo do curso “Qualifica Amapá – Óleo e Gás”, no Auditório Samaúma, localizado no Pavilhão da 1ª ExpoAmazônia, no Parque de Exposições da Fazendinha. O curso tem como objetivo capacitar a população para novas atribuições em setores com carência de trabalhadores.
O primeiro módulo foi realizado em junho e abordou elementos básicos como a geologia do petróleo. Já o segundo módulo teve como ponto focal o cenário econômico e as novas oportunidades que a indústria petrolífera traz para o estado.
Cláudio Jorge Martins, assessor de diretoria da ANP, compartilhou as perspectivas de empregabilidade em diversos setores trazidas pela exploração da Margem Equatorial, utilizando como exemplo o desenvolvimento da Guiana Francesa.
Já Oscar Felizzola Souza compartilhou os seus conhecimentos adquiridos durante 40 anos na Petrobras, assim como sua perspectiva como consultor de mercado de O&G.
“A cadeia produtiva de petróleo e gás no Amapá vai deixar um legado de oportunidades. E é preciso se qualificar, é preciso aprender como funciona, para podermos nos inserir nesse mercado que irá transformar a vida econômica e social do estado”, disse Robério Castelo, professor de Geografia, segundo o comunicado.
De acordo com Elissandro Araújo, membro da coordenação geral da 54ª Expofeira do Amapá, a população já se prepara para a nova demanda de trabalho.
“A indústria petrolífera é uma nova possibilidade, todos os eventos relacionados ao assunto são ‘casa cheia’. Os amapaenses não querem mais ficar esperando algo acontecer para se qualificar, já há uma procura enorme de pessoas se preparando para os empregos que vão surgir com a descoberta do petróleo aqui”, disse Araújo, segundo o comunicado.
A 1ª ExpoAmazônia tem como finalidade preparar o Amapá para a COP30, que será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro. A ExpoAmazônia faz parte da programação da 54ª Expofeira do Amapá, que foi iniciada no último dia 30 e vai até domingo (7).
Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (Amcap), a 54ª Expofeira do Amapá é a maior edição da história, com uma área 46% maior do que no ano passado. Com 482 empresas expositoras, a feira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios.
Com informações do governo do Amapá
Fonte: Brasil Energia