Notícias | 30 setembro, 2025
Fincantieri e Ecovix apresentam maiores valores para construir gaseiros da Transpetro

Fincantieri do Brasil apresentou proposta de US$ 546,8 milhões pelo lote A. Pelo lote B, Ecovix apresentou valor mais alto, de US$ 414,7 milhões. Certame recebeu total de 9 propostas, que serão analisadas pela comissão de licitação e passarão por outras etapas antes do resultado final
A Fincantieri do Brasil, do grupo italiano proprietário do estaleiro Vard Promar (PE), e a Ecovix, dona do Estaleiro Rio Grande (RS), apresentaram os maiores valores, respectivamente, pelos lotes A e B da licitação para a construção de um total de oito gaseiros para a Transpetro. De acordo com a classificação preliminar por preço global dos lances das empresas proponentes no portal Petonect, nove empresas apresentaram propostas comerciais no certame, sendo cinco para o lote A e quatro para o lote B. As regras da licitação preveem que os dois lotes não podem ser vencidos pelo mesmo estaleiro ou consórcio. A abertura dos envelopes ocorreu na última segunda-feira (22).
No lote A, a Fincantieri do Brasil apresentou proposta de US$ 546,8 milhões, seguida pela Ecovix (US$ 270 milhões) e pela Dalian Shipbuilding Offshore (US$ 181,77 milhões). A Zhoushan Dashenzhou Shipbuilding apresentou proposta de US$ 165 milhões e a KIT L.L.C-FZ, de US$ 125 milhões. Esse lote contempla a aquisição de três navios com capacidade de 10 mil metros cúbicos (m³), do tipo semirrefrigerado. Essas embarcações também poderão carregar amônia, produto que atualmente não é transportado pela Transpetro. A entrada dessas novas embarcações possibilitará a ampliação da carteira de serviços da companhia.
No lote B, o envelope apresentado pela Ecovix tinha o valor mais alto: US$ 414,7 milhões, seguido pelas propostas de US$ 282,83 milhões da Dalian Shipbuilding Offshore, de US$ 223,6 milhões da KIT L.L.C-FZ e de US$ 205,5 milhões da Irus Holding. Esse lote abrange cinco navios, sendo três embarcações de 7 mil metros cúbicos e duas de 14 mil m³ de capacidade. Esses gaseiros serão do tipo pressurizado, destinados ao transporte de GLP e derivados.
Próximas etapas
Em nota, a Transpetro ressaltou que a concorrência segue agora para as próximas etapas e que a comissão de licitação vai avaliar as propostas recebidas e dará continuidade ao processo até a homologação do resultado final. A subsidiária da Petrobras esclareceu que, após a abertura das propostas comerciais, será aplicada a regra de equalização de preços entre as propostas de estaleiros brasileiros e estrangeiros.
Na sequência, a comissão de licitação dará início à fase de negociação com os proponentes. Em seguida, serão analisadas as condições de habilitação, com a verificação de documentação para qualificação jurídica, econômica e técnica. “Será julgado vencedor da licitação o estaleiro com a proposta classificada em primeiro lugar e que apresente todos os requisitos e documentos exigidos. Após esse trâmite, será aberto prazo para recursos. Ao final, será feita a divulgação do resultado dos recursos e a formalização da proposta vencedora na Petronect”, pontuou a Transpetro.
Os 8 gaseiros integram o Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, lançado pela Transpetro em julho de 2024 e que já contratou quatro navios da classe Handy. Essas quatro primeiras unidades serão construídas pelo consórcio Marenova, formado pelos grupos Ecovix e Mac Laren, com início das obras esperadas ainda para o segundo semestre deste ano.
Lote A
Fincantieri do Brasil US$ 546,78 milhões
Ecovix US$ 270 milhões
Dalian Shipbuilding Offshore US$ US$ 181,77 milhões
Zhoushan Dashenzhou Shipbuilding US$ 165 milhões
KIT L.L.C-FZ US$ 125 milhões
Lote B
Ecovix US$ 414,68 milhões
Dalian Shipbuilding Offshore US$ 282,83 milhões
KIT L.L.C-FZ US$ 223,58 milhões
Irus Holding US$ 205,5 milhões
Fonte: Portos e Navios