Notícias | 2 outubro, 2025

Dragagem manteve em 15m profundidade do canal de Santos, diz APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou, nesta terça-feira (30), que terminou em setembro, após cerca de dois meses de trabalho, mais uma dragagem no porto organizado santista, incluindo berços de atracação. Segundo a APS, com a retirada dos sedimentos, foi mantida a profundidade no canal de navegação em aproximadamente 15 metros, permitindo acesso de navios de grande porte, da região da Alemoa à Barra, na Ponta da Praia.

A autoridade portuária ressaltou que, com as dragagens, o Porto de Santos vem mantendo o calado operacional e a segurança da navegação. De acordo com a APS, o complexo portuário fica em um estuário que recebe grande volume de sedimentos. Essa condição, informou a empresa, poderia provocar assoreamento, principalmente em razão das chuvas e de eventos oceanográficos de grande intensidade.

A obra recente começou pelo derrocamento de rochas no estuário: “Estamos abrindo caminho seguro para chegarmos aos 16 metros e, na sequência, aos 17 metros de profundidade”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini. Ele ressaltou que já está sendo iniciado o aprofundamento do canal, o que ele estima que estava pendente há mais de 10 anos.

 

Fonte: Portos e Navios