Notícias | 3 outubro, 2025

Complexo lagunar no Rio de Janeiro terá linhas de transporte aquaviário de passageiros

A prefeitura do Rio de Janeiro assinou, no último dia 17 de setembro, o contrato para a criação de oito linhas de transporte aquaviário de passageiros pelo complexo lagunar da zona sudoeste do Rio, que abrange Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. O empreendimento será responsabilidade do Consórcio Lagunar Marítimo, que venceu a licitação realizada pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), em sistema de Parceria Pública-Privada (PPP).

No início das operações, segundo os termos do contrato, só poderão ser operadas embarcações com o máximo cinco anos de uso. Elas terão capacidade para levar de 42 a 120 passageiros e, obrigatoriamente, ter cabine protegida de chuva e vento e assentos novos e estofados. A empresa operadora do sistema terá ainda que manter frota reserva correspondente a 10% do total das em serviço regular.

O contrato terá duração de 25 anos, o investimento mínimo previsto é de R$ 101,6 milhões, e a expectativa é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2027. Antes, a Iguá Saneamento, concessionária de água e esgoto da região, terá que terminar o desassoreamento de rios e lagoas para permitir a circulação das embarcações, o que está previsto para até agosto de 2026.

O consórcio terá que apresentar em 30 dias o cronograma de trabalho para, em até 36 meses, construir cinco terminais obrigatórios: Gardênia Azul, Jardim Oceânico/Metrô, Linha Amarela, Muzema e Rio das Pedras. Além disso, o projeto prevê seis estações/píeres: Arroio Pavuna, Barra Shopping, Bosque Marapendi, Parque Olímpico, Salvador Allende e Vila Militar.

Segundo a prefeitura carioca, as linhas de transporte aquaviário serão: expressa Rio das Pedras-Linha Amarela; expressa Rio das Pedras-Jardim Oceânico; expressa Rio das Pedras-Barra Shopping; expressa Muzema-Jardim Oceânico; Linha Amarela-Muzema x Metrô; expressa Bosque Marapendi-Jardim Oceânico; circular Lagoa de Jacarepaguá; e expressa Gardênia x Jardim Oceânico. O consórcio poderá propor outras linhas, terminais e estações com a apresentação do Plano de Implantação Operacional.

 

 

Fonte: Portos e Navios